Velas? No Verão?

Publicado por Mário Soares a

Quem gosta de velas, tem velas acesas todo o ano. Concordamos? Sim!

No entanto, no verão, com a temperatura ambiente a aumentar, as nossas velas precisam de um carinho especial.

A nossa cera pode sofrer algumas alterações, que podem, ou não, alterar a sua experiência com a sua vela. Mas não se preocupe, neste post vamos explicar e dar soluções para os 2 problemas mais comuns. Vamos a isso!

1. Potholes. O mais temido de qualquer candlemaker.

Infelizmente, se há coisa que não podemos controlar quando fazemos velas, ou mesmo quando elas arrefecem depois de queimarem, é a existência de pequenas bolsas de ar chamadas potholes, junto ao pavio. Este problema agrava-se com o calor do meio ambiente.

Se isto acontecer, ao acender a vela, e a derreter a primeira camada de cera, o pavio vai "afogar-se", e pode ficar uma chama muito pequena, que pode não conseguir derreter toda a cera, como na imagem abaixo. 


pothole

Quando, e se, isto acontecer, deixamos abaixo algumas dicas e truques de como resolver rapidamente o problema.

 

Mantenha-se atento.

Mesmo assim, o pavio pode conseguir queimar toda a cera até às laterais do recipiente. Se assim for, o problema resolve-se sozinho! No entanto, o aroma que a vela vai emitir será um pouco inferior do que é suposto.
 

Se a cera não estiver a chegar às bordas em 2h...

Apague a vela, e use um pouco de papel absorvente para retirar alguma da cera derretida. Isto vai dar mais espaço ao pavio para respirar.
Outra solução é envolver a vela num pouco de papel de alumínio, deixando um buraco no topo para a entrada de oxigénio. Isto vai permitir que a vela fique mais quente (cuidado! muito quente, mesmo!) e assim derreta mais cera.

Se não reparou no pothole, e a sua vela afunilou...

Deixe a cera solidificar. Use uma faca, ou colher, para remover o excesso de cera que ficou por derreter, na parte superior. Depois, pode acender normalmente!

2. Os cogumelos.

Sendo a temperatura ambiente mais elevada, a nossa cera derrete mais rapidamente do que a uma temperatura de 20 graus, e podem formar-se cogumelos como na imagem abaixo. 


cogumelo

Aqui o truque é simples, basta cortar o pavio depois de o apagar! Mantenha o pavio sempre aparado, a cerca de 5mm da cera. No entanto, com temperaturas mais elevadas, é muito mais propenso a criação de cogumelos. 

E é tudo! Esperamos ter ajudado, e já sabem, estamos sempre disponíveis para qualquer questão, dúvida, ou problema! 

← Post anterior Post seguinte →



Deixe o seu comentário